Memorial Jorge Roberto Silveira

O Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense abriga a primeira Biblioteca Virtual de Niterói dedicada exclusivamente a autores fluminenses, como Machado de Assis, Lima Barreto, Casimiro de Abreu, Euclides da Cunha, Fagundes Varela, entre outros, contando com um acervo de 680 títulos, que podem ser consultados através dos computadores localizados na instituição. Em 2017, foi inaugurada também a Biblioteca Virtual Salvador Mata e Silva, com acervo sobre a História Fluminense, homenagem ao grande professor e historiador, referência da História Fluminense na cidade de Niterói. O espaço possui ainda o auditório Luiz Antônio Pimentel – homenagem ao escritor e jornalista fluminense – para realização de palestras, seminários, lançamento de livros, exposições, oficinas e exibição de filmes, sempre com entrada franca e direito a certificado.  

Hoje, o morador de Niterói e de outros municípios pode visitar, das 9h às 17h, uma obra arquitetônica, integrante do Caminho Niemeyer, que não só recebe turistas do mundo inteiro, como também vem se tornando referência no cenário literário e cultural da cidade.  

E, desde a sua reinauguração, o Centro de Memória já sediou centenas de eventos, por iniciativa própria ou em parceria com outros órgãos da Prefeitura Municipal, Universidades e empresas privadas.

 

Missão:

Divulgar e promover a história e a literatura fluminense, fortalecendo a identidade cultural, e possibilitando a participação de jovens e adultos de diferentes níveis sociais nos eventos, palestras e atividades propostas.  

 

Meta:  

Consolidar o Memorial Roberto Silveira – Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense como um espaço de referência em eventos voltados para o campo da história e da literatura fluminense na cidade de Niterói.  

Atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense 

1. Curso de História – Conhecendo Niterói:  

Coordenadores e Professores: Cristina Pontes (Professora da Rede Municipal e Historiadora) e Heraldo Mesquita (Professor e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – IHGN).  

Objetivo: O Curso Conhecendo Niterói tem como objetivo, em um sentido mais amplo, ressaltar a importância da história como Ciência, além de capacitar professores no que diz respeito à História de Niterói. 

Curso gratuito com direito a certificado  

Carga horária: 60 horas  

Público-alvo: professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, historiadores, pesquisadores, políticos, profissionais de turismo, estudantes universitários e demais cidadãos interessados pela História de Niterói.  

2. Projeto: Revisitando a História Fluminense  

O projeto “Revisitando a História Fluminense” tem como objetivo realizar mensalmente palestras sobre a história fluminense, com direito a certificação. Público-alvo: professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, historiadores, pesquisadores, profissionais de turismo, estudantes universitários e demais cidadãos interessados pela História de Niterói.  

3. Curso de Iniciação Teatral “Amigos da Arte”  

O Curso é destinado estudantes de 3º e 4º ciclos da Rede Municipal de Ensino, e alunos da rede estadual de educação. O curso acontece com encontros semanais, todas as segundas-feiras, das 14 às 16 horas, e tem como objetivo estimular no aluno a sua criatividade, incentivar a leitura através dos textos propostos, desenvolver a imaginação corporal e vocal, além de promover a socialização. 

4. Projeto Revisitando a Literatura Fluminense  

O projeto “Revisitando a Literatura Fluminense” tem como objetivo homenagear, a cada dois meses, um autor fluminense, apresentando não só sua obra e importância no cenário da literatura brasileira, como também o contexto histórico da sua época e os cenários por eles retratados.  

5. Lançamentos de Livros:  

Sendo um dos objetivos do Centro de Memória, o projeto lançamento de livros cumpre a demanda de solicitação de autores que desejarem lançar suas obras.  

6. Exposição de fotografias e obras dos artistas de Niterói e de outros municípios. 

7. Palestras, Conferências e Seminários:  

Contemplando temas diversificados e atendendo às demandas dos profissionais da prefeitura e de outros órgãos.  

8. Eventos temáticos:  

  • Trabalhar as datas comemorativas relacionadas abaixo.  
  • Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril)  
  • Dia da Literatura (01 de maio)  
  • Aniversário do Centro de Memória ( 15 de maio)  
  • Dia Mundial do Refugiado (20 de junho)  
  • Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) 
  • Dia do Folclore (22 de agosto)  
  • Dia do Poeta (20 de outubro)  
  • Dia Nacional do Livro (29 de outubro) 
  • Dia Nacional da Língua Portuguesa (05 de novembro)  
  • Aniversário da Cidade de Niterói (22 de Novembro)  
  • Cantata de Natal (dezembro)  
  • Carnaval (Lembranças dos Carnavais antigos de Niterói)

Celedir Caetano
Direção do Memorial Jorge Roberto Silveira
E-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: (21) 2729-1902

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support