Bibliotecas Populares Municipais

O Programa “Bibliotecas Populares de Niterói” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação de Niterói, vinculado a Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional. Foi implantado por meio de parcerias que envolvem a Secretaria Municipal de Cultura, as administrações regionais, o Sindicato dos Bibliotecários do Rio de Janeiro, os cursos de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Estadual de Niterói e a comunidade de livreiros do município de Niterói.

Iniciou suas atividades desde fevereiro de 2005, a partir da implantação gradativa de bibliotecas populares nos bairros da cidade. Atualmente, conta com seis unidades: no Centro, Ilha da Conceição, Fonseca, Jurujuba, Barreto e Icaraí.

A Rede de Bibliotecas Populares de Niterói, constituída por bibliotecas públicas, tem como missão, além de ser o centro de informação local, contribuir para o desenvolvimento da vida sociocultural da cidade, fomentar o prazer pela leitura, estimulando a formação de leitores.

Seu principal objetivo é atender, por meio de seus acervos e serviços, os diferentes interesses de leitura e informação das comunidades onde cada unidade está inserida, colaborando para ampliar e facilitar o acesso às variadas fontes e suportes documentais, de maneira democrática e gratuita.

Atende a todos os públicos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências, buscando sempre orientar-se pelos princípios fixados pelo Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas e pelas diretrizes de organização e prestação de serviços estabelecidos pela Biblioteca Nacional.

  

Unidades

 

Coordenação Geral
Fernanda Frambach – Professora

Coordenação Técnica
Maria Lúcia Gonçalves – Bibliotecária CRB7-6559

Contato
Endereço: Rua São Pedro, 108, segundo andar, sala 03, Centro
E-mail: coordbibpop@educacao.niteroi.rj.gov.br 
Telefone: 2729-1852