Objetivo é integrar e debater assuntos que estimulem o conhecimento literário e educacional

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói vão promover uma série de palestras voltadas para a comunidade escolar, no formato online, entre os dias 26 e 28 de maio. O objetivo é integrar alunos, responsáveis e profissionais da educação com debates e rodas de conversas que estimulem o conhecimento literário e educacional. Os encontros podem ser acompanhados pelas redes sociais da secretaria, no Facebook e Instagram.

Para o secretário de Educação, Vinicius Wu, a realização desses encontros virtuais auxilia a propagar o trabalho desempenhado pelos profissionais de educação do município.

“Nosso compromisso é com a construção de uma educação pública capaz de reforçar o relacionamento comunitário, ampliar a integração família-escola e contribuir para a construção de uma cidade mais equilibrada do ponto de vista social, econômico e político.  Por isso, realizamos um trabalho intenso, em todos os setores da SME/FME, para oferecer a toda a população o acesso a projetos inovadores e diversificados”, aponta.

Na quarta-feira (26), das 10h às 12h, será realizada a palestra “Ciência Dinâmica”. Será abordada a atualização sobre o sistema nervoso: o protagonismo da célula glial, com a professora Doutora Ana Lúcia Tavares Gomes, do Instituto de Biologia da UFF. Para participar, basta fazer a inscrição no link.

Às 17h, o Memorial Roberto Silveira realiza a palestra “Niterói – uma cidade de muitas memórias”, com a participação de Conceição Vicente de Almeida, professora do Colégio Pedro II, Mestre em História Social pela UFF e Doutoranda em Ensino de Ciências e Saúde. Com o objetivo de revisitar a História Fluminense, o encontro será realizado no Facebook Educação Niterói.

A Coordenação de Educação e Cultura, em parceria com as escolas municipais Ernani Moreira Franco e João Brasil, vai realizar na quinta-feira (27) o lançamento do livro “Lu Linguaruda”, da escritora e professora da rede municipal Maria Julião. O evento vai ser transmitido às 18h, no canal do Youtube Professores Encantadores de História.

Já na sexta-feira (28), a Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira realiza o Clube de Leitura deste mês com o livro “Ensaio sobre a lucidez”, do escritor José Saramago. A mediação do evento, que começa às 10h, é da filósofa e escritora Dilia Gouveia. Para participar, basta acessar o link.

No mesmo dia, às 17h, haverá a roda de conversa “O livro Infantil e suas contribuições no enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes”. O encontro, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre a exploração sexual de menores, terá a participação especial da escritora, pedagoga e mestra em Educação Sexual, Caroline Arcari, e da coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Fernanda Sixel. A live acontecerá no Facebook Educação Niterói.

Encerrando a programação, a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina participa do evento Encontro Literário, do Solar do Jambeiro, que tem como intuito reunir pessoas para dialogarem sobre obras da literatura. Neste mês, a homenagem é para a compositora e regente Chiquinha Gonzaga, por sua luta pela abolição da escravatura. As inscrições, no link, são abertas a todo o público.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support