Início » 2021 » Educação divulga resultado da última fase de inscrição para vagas na rede municipal de Niterói

Educação divulga resultado da última fase de inscrição para vagas na rede municipal de Niterói

Nesta quarta-feira (3), começa a matrícula nas escolas. Até o dia 9 de março, os responsáveis precisam levar a documentação na unidade para qual o aluno foi contemplado

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação Municipal de Educação (FME) divulgaram, nesta terça-feira (2), o resultado da pré-matrícula da rede municipal de educação de Niterói. A partir desta quarta-feira (03), começa a efetivação da matrícula da terceira e última fase para vagas na rede municipal de ensino. Até o dia 9 de março, os responsáveis devem comparecer às unidades contempladas, entre 8h e 12h, com a documentação necessária. O resultado está disponível no site www.matricula.niteroiemrede.net.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressalta que a equipe está trabalhando com sensibilidade e empenho para atender as demandas de mães, pais e responsáveis no processo de matrícula. O início do calendário escolar deste ano está previsto para 25 de março.

“Temos o compromisso de ofertar uma educação pública de qualidade e garantir o acesso às escolas para nossas crianças, adolescentes e jovens. Estamos empenhados em elevar a qualidade educacional da rede e mitigar os efeitos da pandemia no ensino”, destacou o secretário.

Devido a um aumento expressivo na procura por vagas em todos os segmentos da rede municipal, a equipe de Gestão Escolar realizou um esforço coletivo e intenso para atender a demanda. Para isso, foi necessário ampliar o número de turmas em algumas das unidades.

O subsecretário de Gestão Escolar, Bruno Ribeiro, enfatiza que, mesmo com o aumento significativo por procura de vagas na rede, todas as crianças e adolescentes inscritos para a pré-escola (4 e 5 anos) e o Ensino Fundamental foram contemplados.

“Crianças de zero a três anos que não foram contempladas nas fases da pré-matrícula da Educação Infantil estão, automaticamente, inseridas na lista de espera por uma vaga na rede municipal. Após o fim das matrículas, haverá também um período para possíveis transferências”, adiantou Bruno.

A lei nº 12.796/2013 institui obrigatoriedade de ensino entre as idades de 4 e 17 anos, sendo de responsabilidade dos responsáveis efetuar a matrícula e do município/estado conceder uma vaga na rede pública.

Após o fim deste período de matrículas, crianças e adolescentes que não participaram da pré-matrícula e aqueles que ainda buscam uma possível transferência de unidade devem ficar atentos ao site de matrículas. A partir do dia 15 de março, será publicado em www.matricula.niteroiemrede.net um mapa da rede municipal. A partir dele, será possível visualizar, de forma simultânea, se alguma unidade ainda tem vaga disponível e solicitar a vaga no próprio site, de acordo com a disponibilidade.

Documentos necessários para a matrícula – O responsável pelo aluno deve comparecer no local com os seguintes documentos: 3 (três) fotos 3X4 do candidato; Cópia e original da Certidão de Nascimento do candidato; Cópia e original do Comprovante de Residência de Niterói (conta de luz, água, telefone, boletos em geral) e atualizado (com data a partir de outubro/2020), em nome de um dos responsáveis legais; Cópia e original da Carteira de Identidade e CPF do responsável pelo candidato; Comprovante de tipo sanguíneo e RH, nos termos da Lei Municipal nº 3348/18. (Com prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); Cópia e original do Comprovante de Benefício do Programa Bolsa Família, quando for o caso; Cópia e original da Carteira de Vacinação atualizada, para todos os anos de escolaridade; Número de inscrição no Sistema Único de Saúde – SUS; Cópia e original de CPF do candidato (com prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); Cópia e original do Histórico Escolar ou protocolo de transferência, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.