Início » 2021 » Profissionais da rede passam por curso sobre aprendizagem socioemocional

Profissionais da rede passam por curso sobre aprendizagem socioemocional

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão passar por curso sobre aprendizagem socioemocional em escolas. A formação é uma das iniciativas que integra o Projeto Escola da Paz, do Pacto Niterói Contra Violência, cujo objetivo é contribuir para a diminuição dos impactos de violência e conflitos no ambiente escolar e no desenvolvimento do aluno.

O projeto, desenvolvido pela organização Viração em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), está sendo acompanhado por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) da Secretaria Municipal de Educação. 

Coordenador do NAT, Ronald Quintanilha afirma que a formação dos profissionais será importante para auxiliar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, para que eles melhorem a capacidade de lidar com suas próprias emoções e atitudes. 

“O objetivo do curso é instrumentalizar o profissional para que eles possam desenvolver, por meio de projetos e de várias ações na escola, essas competências socioemocionais dos alunos. Vamos contribuir para o fortalecimento da convivência social, melhorar o clima escolar, prevenir e enfrentar as práticas de violência, e auxiliar a comunidade escolar a lidar com situações de conflitos”, explicou.

A formação foi dividida em três grupos das 94 unidades da rede municipal. O primeiro grupo formativo, cuja inscrição interna termina nesta sexta-feira (12), inclui todas as escolas de 3º e 4º ciclos, além de 18 unidades selecionadas do 1º e 2º ciclos. Cada escola recebeu o link para inscrever seus profissionais. Como parte do processo de formação, as escolas também responderam a um formulário sobre como é a realidade da unidade e como lidam com questões de violências e conflitos. 

Os demais grupos poderão se inscrever após o mês de março, conforme divulgação da Secretaria Municipal de Educação. Para mais informações, entre em contato com o NAT no e-mail nat.semect@gmail.com.