« Página inicial

Usuário
@educacao.niteroi.rj.gov.br

Senha










Concurso público da FME 2003

Relação de aprovados

Concurso público da FME 2008

Visite o Fórum Virtual
Visite o Fórum Virtual

Consulta ao Acervo Didático


NEST-Núcleo de Estágio

O QUE É ESTÁGIO?

Todo e qualquer estágio é curricular.

 - Independente de ser obrigatório ou não, o estágio deve estar relacionado com a linha de formação profissional do aluno. O decreto 87497 /82 determina:
"Considera-se estágio curricular, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, oferecendo oportunidade e campos de estágio, outras formas de ajuda, e colaborando no processo educativo".

OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR:

-       Criar um campo de experiências e conhecimentos que constitua a possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos;

-     Propiciar, por meio da diversificação dos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos estagiários;

-    Fortalecer o papel social do trabalho acadêmico, por meio da construção do conhecimento, tornando-o, ao mesmo tempo, científico, político e histórico;

-     Discutir e propor alternativas didático pedagógicas, para fortalecer o espírito de pesquisa e a busca  de novas idéias para a dinâmica do Estágio.

DINÂMICA DO NEST

  • Elaboração de documentos legais para atendimento às instituições e alunos em fase de prática de ensino e/ou estágio curricular;
  • Viabilizar o intercâmbio entre a universidade e a escola, de forma a contribuir para a formação reflexiva dos profissionais da educação que acompanharão os estagiários nas unidades de nossa rede.

 Quanto aos estagiários:
     Documentos necessários:

  • preenchimento de cadastro (no NEST)
  • assinatura de termo de compromisso (no NEST)

-   carteira de identidade;
-   cadastro de pessoa física – CPF;
-   comprovante de residência;
-   carta de apresentação da Instituição de origem;

  • seguro de acidentes pessoais (conforme art. 8º do Decreto 87.947/82).

Quanto aos pesquisadores:
     Documentos necessários:

  • preenchimento de cadastro (no NEST);
  • ementa do projeto de pesquisa, contendo informações sobre o público-alvo, faixa etária e outras;
  • carteira de identidade;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • carta de apresentação da instituição de origem.

Quanto ao encaminhamento:

 Após apresentação dos documentos, o estagiário e/ou o pesquisador é encaminhado ao  local do estágio para  concordância da chefia do departamento ou da direção da unidade escolar, para que o estágio seja oficializado.

 CONVÊNIOS:

. Estamos em fase de celebração de convênios com algumas universidades particulares em Niterói, cujos termos  implicam na cooperação mútua para viabilizar a concessão de bolsas de estudo a Servidores Públicos Municipais e Estágio Curricular para alunos das Universidades Conveniadas.

   ÁREAS  DE ABRANGÊNCIA DE ESTÁGIOS:

. Prefeitura Municipal de Niterói;
. FME ( Setores e Instituições de Ensino);
. Telecentros.

  NOSSA RESPONSABILIDADE:

O acolhimento do estagiário implica na co-responsabilidade pelo seu processo de formação. É imprescindível, portanto que haja o acompanhamento do Plano de Atividades do estagiário por um profissional de sua área de formação no campo de  estágio e na Universidade.

 

 

    Não há notícias para exibir