Início » 2020 » Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quinta

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quinta

Cerca de 30 mil alunos de 93 escolas da rede municipal de Niterói voltam às aulas nesta quinta-feira, 6. Para garantir a segurança dos alunos, a prefeitura de Niterói estará retomando os programas Travessia Segura e Ronda Escolar.

Guardas municipais estarão visitando as escolas diariamente, enquanto agentes da Niterói Trânsito e Transporte (NitTrans) vão estar nos locais de maior movimento para orientar estudantes e motoristas.

Também será realizada uma campanha de prevenção contra acidentes de trânsito com a distribuição de cartilhas em frente às unidades. A iniciativa é uma parceria da Fundação Municipal de Educação (FME), através do Departamento de Projetos Especiais e do Núcleo de Ações Integradas, com a Marinha, Guarda Municipal e  NitTrans.

Entre os principais projetos a serem desenvolvidos este ano, na rede municipal, estão o 5º Salão da Leitura de Niterói, a implementação de bibliotecas escolares, a transformação de laboratórios em ambientes digitais de aprendizagem, a conclusão do processo de climatização das unidades e a discussão do novo currículo.

A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressalta o momento de debater e propor ações que enfrentem os desafios existentes. “Iniciamos 2020 com Fórum de Diretores. Estamos aqui para intensificar o diálogo e fazer o melhor para que a rede cresça e se qualifique cada vez mais.”

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou o projeto de expansão da rede municipal. “Este ano teremos duas novas UMEIS: Vale Feliz e Capim Melado. A nossa prioridade é aumentar o número de vagas e oferecer uma educação pública de qualidade para os nossos alunos.”

De acordo com a Semect e a FME o período de recesso do ano letivo de 2020 será entre os dias 16 até 31 de julho. Já o encerramento vai acontecer no dia 17 de dezembro.

A rede municipal de educação de Niterói conta com 93 unidades educacionais, sendo 43 de Educação Infantil (Umei) e 50 de Ensino Fundamental.

                                                                                                                       

Texto: Romulo Cunha