Início » 2017 » Formatura do Proerd reúne cerca de 700 alunos da rede municipal

Formatura do Proerd reúne cerca de 700 alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói realizou nesta terça-feira, 05, no Clube Português, no Ingá, a cerimônia de formatura da segunda turma de 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O projeto, realizado há 25 anos, é resultado de uma parceira entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação.

O curso, que teve a duração de 17 semanas, contou com a presença de cerca de 700 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e as aulas foram ministradas por instrutores da PM. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a prevenção das drogas, violência e o bullying .

A solenidade de formatura contou com apresentações do grupo musical "As Cigarras", formado por professoras da rede,  além de homenagens aos alunos e professores que se destacaram durante o curso.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o Subsecretário de Projetos Especiais da FME, José Henrique Antunes, e o Comandante do 12º BPM, Coronel Rocha, além de outras autoridades.

De acordo com a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, o Proerd é de suma importância para a o processo de construção educacional dos alunos.

"A escola é responsável por instruir e educar os estudantes, transmitindo os valores de cidadania a serem exercidos por eles no dia-a-dia. O curso do Proerd ajuda aos profissionais no trabalho de conscientização dos alunos para temas relacionados como as drogas e a violência", declarou Flávia.

Para o Presidente da FME, o curso já se tornou uma tradição no ensino da rede pública de Niterói e desempenha funções importantes dentro e fora das escolas.

"Através do Programa os nosso alunos estão sendo educados para resgatar os valores e princípios primordiais que regem a sociedade e que poderão ser aplicados em toda a sua vida", destacou Bruno.

Na ocasião, o comandante do 12ºBPM,  Coronel Rocha, ressaltou a necessidade de se repassar conceitos importantes para as novas gerações.

"No Proerd ensinamos aos estudantes a serem agentes conscientizadores contra as drogas e a criminalidade, ajudando a transformar o país em um lugar melhor", declarou o Coronel Rocha. 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas reuniu nesta segunda etapa 33 turmas de nove unidades da rede municipal: E.M. Dario de Souza Castello, E.M. Felisberto de Carvalho, E.M. Adelino Magalhães, E.M. Tiradentes, E.M. Heloneida Studart, E.M. Sitio do Ipê, E.M. Eulália da Silveira Bragança, E.M. Santos Dumont e E.M. Paulo Freire.

 

Texto: Larissa Lisboa e Alan Jorge Dornelas.