Início » 2017 » Comemoração ao Dia do Poeta em Niterói já tem programação confirmada

Comemoração ao Dia do Poeta em Niterói já tem programação confirmada

No próximo dia 29, será comemorado no município de Niterói o Dia do Poeta. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói estarão realizando a campanha "Poesia em toda parte", elaborada pela Coordenação de Promoção da Leitura, com a colaboração da Coordenação de  Bibliotecas Populares. 
O Dia do Poeta é comemorado em Niterói no dia 29 de março, instituído pela Lei n° 3143, de 27 de maio de 2015. A lei homenageia Luís Antônio Pimentel, poeta, professor, jornalista e memorialista, que cantou e contou a cidade de Niterói em verso e prosa, retratando a cidade sob vários ângulos, através da construção poética de seus haikai ou através do trabalho incansável e responsável de registro da memória local da cidade.
A campanha "Poesia em toda parte" ressalta também a chegada do outono, que revela o sabor que brota da morte, que precede e sucede a vida. O projeto tem, como uma de suas estratégias, a divulgação e comemoração do Dia do Poeta. Realçando recomeços,  traduz o olhar particular, um jeito único de ver a vida, de perceber o mundo e o outro na poesia presente no cotidiano.
A Coordenação de Promoção da Leitura, no contexto escolar, desenvolve e participa de forma efetiva de ações pedagógicas de incentivo à leitura e à escrita. 
A coordenadora de Promoção da Leitura, Liliane Balonecker Daluz, enfatiza a importância desse tipo de iniciativa:
 "Concebemos a leitura a partir de seu potencial transformador. Acredito piamente, por experiência própria, que a leitura é capaz de transformar vidas. Não é possível ser o mesmo antes e depois da experiência com a leitura de uma obra literária de qualidade. Além de garantir que os alunos saibam decodificar as letras, é preciso que seja garantida a oportunidade de desvendamento dos mistérios da leitura das entrelinhas, do que está implícito, pois toda história tem as suas múltiplas versões e subversões. A leitura é capaz de ampliar a formação cultural dos alunos e, além disso, fazer com que sejam leitores e escritores das páginas de suas próprias histórias. Nosso projeto foi pensado a fim de mobilizar as Unidades de Educação para a vivência poética e consequente fomento da leitura e formação do leitor."
Dentre a programação divulgada, constam os seguintes eventos: o Café Literário, que vai acontecer no dia 14/03 (terça-feira), no Auditório Darcy Ribeiro, situado na Rua São Pedro, 108, Centro de Niterói, no horário das 9h às 11h e um Sarau de Poesia no Campo de São Bento, no dia 18/03 (sábado), nos arredores da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira na Rua Lopes Trovão, s/n - Campo de São Bento, Icaraí, das 10h às 12h. Os eventos terão um momento de microfone aberto, em que o público poderá participar declamando poemas ou compartilhando outras formas de vivência poética.
Além disso, haverá ainda o Corujão da Poesia que será realizado na quinta-feira, 30/03, no Reserva Cultural (Avenida Visconde do rio Branco, 880, São Domingos, Niterói), a partir das 20h 30min. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. 

Texto: Maria Paula Macário

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.