Início » Menu Principal » Bibliotecas Populares Municipais » Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira

Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira

 

Inauguração

13 de novembro de 2014.

 

Coordenação

Maria da Glória Souza Blauth – Bibliotecária

 

Horário de funcionamento

Terça à sexta, de 8h às 17h, sábado, de 9h às 13:30h

 

Contato

Rua Lopes Trovão, s/n - Campo de São Bento, Icaraí

bibpopanisioteixeira@gmail.com

 

 

Patrono

ANÍSIO TEIXEIRA

 

Anísio Spínola Teixeira nasceu na cidade de Caetité, Bahia, em 12 de julho de 1900. Foi jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932.

Em sua cidade natal, iniciou os estudos no Colégio São Luís Gonzaga, de jesuítas, continuando depois sua formação basilar em Salvador, em 1914, no Colégio Antônio Vieira, também dessa Ordem Religiosa. Cursou Direito na Universidade do Rio de Janeiro, diplomando-se em 1922.

Em 1924, assume a inspetoria-geral do ensino na Bahia, iniciando sua carreira de pedagogo e administrador público. A fim de melhor desempenhar esta função, viajou à Europa, onde observou o sistema educacional de diversos países, implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.