Prefeito Rodrigo Neves lança o programa Niterói Digital

05.06.2013 | 8:21 pm

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, lançaram na manhã desta quarta-feira (5/6) o programa Niterói Digital que visa democratizar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo conjunto da população, especialmente em regiões e bairros populares da cidade. O projeto prevê investimentos de R$ 10,2 milhões em uma parceria entre a Prefeitura e os governos estadual e federal.
 
Uma das principais ações do programa é a iluminação virtual de logradouros públicos, o que vai possibilitar o acesso gratuito à Internet (pelo sistema wi-fi) nestas localidades. Cinco pontos da cidade foram escolhidos: praças Leoni Ramos (praça da Cantareira, em São Domingos), da Boa Viagem, Getúlio Vargas (Icaraí), além do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca. A primeira será a da Cantareira, no dia 25 deste mês.
 
Pelo Niterói Digital, haverá a ampliação da velocidade de conexão da Internet nas escolas e implantação de rede wi-fi em todas as unidades e instalação de banda larga em todas as escolas.
 
Outra iniciativa do programa será a reativação de 20 telecentros até 2016, sendo o primeiro deles no próximo dia 11, no bairro do Barreto, na zona norte da cidade. Nestes telecentros, serão realizados cursos de informática, oficinas (blog, redes sociais, fotografia, edição de vídeo, entre outros), acesso livre à Internet e cursos ao vivo via satélite (idiomas, qualificação profissional, entre outros).
 
O Niterói Digital contemplará também a implantação de novas bibliotecas virtuais na cidade, como a que já existe no Caminho Niemeyer e a criação de um Núcleo de Produção Digital, que viabilizará a formação e aprimoramento de técnicos profissionais da educação e estudantes nas tecnologias audiovisuais.
 
Outro destaque do programa será a implantação de um centro de recondicionamento de computadores. Esses equipamentos serão doados às escolas, telecentros, bibliotecas e pessoas beneficiadas pelo programa "Renda Melhor". Neste centro, serão promovidas aulas de conscientização ambiental em relação à destinação dos resíduos eletroeletrônicos.
 
O programa também prevê a instalação de "Naves do Conhecimento" e a criação de plataformas urbanas digitais, que serão espaços para a realização de atividades educativas, culturais e promoção da cidadania mediadas por tecnologias digitais.  Uma destas plataformas deverá funcionar no Módulo de Ação Comunitária (Maquinho), na Boa Viagem.
 
Meta ambiciosa
 
Para Rodrigo Neves, o programa Niterói Digital tem uma meta ambiciosa de promover uma ampla inclusão digital principalmente nos segmentos mais pobres da sociedade.
 
"O programa Niterói Digital está muito bem estruturado. Niterói já é uma referência. É a cidade mais conectada do Estado, a quinta mais conectada do país. Mas nós não estamos parados e não estamos satisfeitos com esses indicadores, apesar deles serem muito bons", afirmou. Niterói tem hoje 62,72% das residências com conexão de Internet, o maior índice entre os municípios fluminenses.
 
O prefeito disse que o Niterói Digital está integrado ao planejamento da gestão da administração municipal. Ele disse que instituiu um Comitê Gestor de Tecnologia e Inovação para promover a modernização tecnológica da Prefeitura e coube ao secretário de Educação, Waldeck Carneiro, cuidar da inclusão digital na relação da Prefeitura com a sociedade para fora.
 
Segundo o prefeito, em junho, a Prefeitura vai lançar em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) um amplo programa de melhoria na qualidade da gestão pública, que vem sendo tocado pela secretária de Planejamento, Gestão e Controle, Patrícia Audi.
 
Rodrigo Neves afirmou ainda que será assinado um acordo com o Proderj (Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio) e a Secretaria de Estado de Planejamento para a implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, que prevê investimentos de R$ 8 milhões e ações de curto, médio e longo prazo para modernizar a gestão municipal.
 
"Se aproximarmos a gestão da Prefeitura, que é da década de 70, anacrônica, daquilo que é a sociedade, ninguém segura Niterói. Teremos todas as condições de nos consolidarmos como a melhor cidade deste país", disse o prefeito.
 
O secretário Waldeck Carneiro destacou a parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) que possui uma rede de fibra ótica na qual a Prefeitura de Niterói estará interligada e, a partir disso, poderá implantar os projetos do Niterói Digital. 
 
 
 
 
Fotos: Janaína Gouvea

 
Rodrigo Neves - Programa Niteroi Digital (1)Programa Niteroi Digital

  • CONVITE: “Programa Cozinha Brasil”

    28.08.2014 | 10:20 pm

    CONVITE “Programa Cozinha Brasil”   A Fundação Municipal de Educação e o Departamento de Gestão Escolar e Alimentação Escolar convidam os merendeiros da rede para…

    Leia mais
  • SEMECT apresenta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em sessão do Conselho

    27.08.2014 | 9:28 pm

    A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realizou na última segunda-feira (25.08) a 197ª Sessão Ordinária do Conselho Municipal de Educação, presidida pela secretária…

    Leia mais
  • Cineclube do NPD retorna com programação de clássicos

    27.08.2014 | 6:32 pm

    A partir de setembro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) dá início à sessão “Cine Clássico”, com exibição gratuita de filmes clássicos nacionais…

    Leia mais
  • Prefeitura vai construir creche no Morro do Preventório em terreno doado

    22.08.2014 | 1:55 pm

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, assinaram nesta sexta-feira (22.8) um protocolo de intenções relativo…

    Leia mais
  • 8ª Aula do Curso de Literatura Fluminense

    20.08.2014 | 1:53 pm

    A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, realizarão, hoje, 20…

    Leia mais
  • Convite: Palestra Fortes de Niterói

    18.08.2014 | 8:35 pm

    A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, através do Centro de Memória da História e da…

    Leia mais

Mais notícias