Início » Menu Principal » Bibliotecas Populares Municipais » Biblioteca Aguinaldo Pereira de Macedo » Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo

Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo

 

Inauguração

19 de janeiro de 2006.

 

Coordenação

Maria Lúcia Gonçalves – Bibliotecária

 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, de 8h às 17h

 

Contato

Rua Tenente Osório, 73 - Vila Ipiranga, Fonseca

Tel. 3607-8479 | bibpopvypiranga@gmail.com

 

 

Patrono

AGUINALDO PEREIRA DE MACEDO

 

Aguinaldo Pereira de Macedo nasceu em 26 de julho de 1921, em Niterói. Filho de Luiz Pereira de Macedo e de Emiliana Rodrigues de Macedo.

Fez o curso ginasial no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, cursou Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Nilo Peçanha e o curso de Educação Superior na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Casou-se em 24 de junho de 1948 com Nadir de Sá Braga, tendo quatro filhos.

Em dezembro de 1962, foi nomeado pelo Governador de estado de Rio de Janeiro, para exercer o cargo de Assistente Jurídico. Com a fusão do estado da Guanabara, foi nomeado Procurador Chefe da Comarca de Nova Iguaçu, atuando lá por vinte anos.

Membro do Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil, recebeu o Gran Colar Republicano e a Medalha Republicana Brasileira.

De 1992 a 1994, foi Chefe de Gabinete do então Procurador Geral do Município, Fernando Valcacer, na gestão do Prefeito João Sampaio.

Em 1997, é convidado a trabalhar na assessoria do Procurador Geral Celso Martins Filho, permanecendo até 2004.

Pautou sua vida pelo incentivo à educação e à cultura. Foi um dos principais incentivadores do Concurso de Poesias realizado pela Fundação Municipal de Educação de Niterói. Defendia e apoiava todas as iniciativas que pudessem democratizar e valorizar a linguagem literária.

Poetizava a vida. Escrevia sobre o amor, situações cotidianas, os netos, religião. Teve um livro publicado.

Faleceu em 21 de abril de 2004, aos 83 anos.