Início » Menu Principal » Bibliotecas Populares Municipais » Biblioteca Silvestre Mônaco » Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco

Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco

Inauguração

16 de abril de 2006.

 

Coordenação

Rosângela Soares – Bibliotecária

 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 8h às 17h

 

Contato

Rua Jornalista Sardo Filho, s/n, CSU - Ilha da Conceição

Tel: 2719-6901 | bipsilmonaco@gmail.com

 

 

Patrono

SILVESTRE MÔNACO

 

Silvestre Mônaco nasceu no dia 04 de dezembro de 1906, em Palermo na Itália. Veio para o Brasil aos 15 anos fixando residência em Niterói. Foi vendedor e engraxate. Sua trajetória no mundo dos livros inicia-se com livros usados e livretos de anedotas.

Em 1935, na Rua Visconde de Rio Branco, 225 abriu uma pequena loja de livros usados onde permaneceu até 1966. O sebo do Mônaco foi um alento para aqueles estudantes que  não tinham condições de comprar livros Para ele, os livros eram a extensão do seu lar e seu desejo era reunir sempre os amantes dos livros da cidade. Ele não considerava o livro uma simples mercadoria vendida em balcão e não permitia que seus clientes saíssem de sua livraria sem uma boa conversa e um bom livro. Lá se podia consultar, fazer empréstimos, fazer doações e, em alguns casos comprar livros.

Chamado de Dom Quixote dos livros, viveu para a cultura e disseminou o gosto pela leitura sob todas as formas na cidade de Niterói.

Faleceu em 09 de outubro de 1973, deixando um inestimável legado...